Sexo

Seis hábitos “sexuais” que podem causar espinhas – e como resolvê-los

Seis hábitos “sexuais” que podem causar espinhas – e como resolvê-los

Você vai ao banheiro após a relação sexual e está se sentindo linda e poderosa até se olhar no espelho e se deparar com uma espinha. Nessas horas, você pensa: “Ela não estava aqui antes! Como ela veio parar aqui? Como me livrar dela imediatamente?”.

+ Estudo revela porque as mulheres se recusam a fazer sexo de luz acesa

+ Por que as mulheres sentem vontade de fazer xixi durante o sexo?

A atividade sexual pode ter inúmeras vantagens, mas proporcionar uma pele lisinha talvez não seja uma delas. O site da revista Cosmopolitan conversou com um time de dermatologistas para entender a relação entre o sexo e o aparecimento das espinhas.

“Não é a penetração em si que agrava a acne. Mas nós sabemos que ela é causada por um conjunto de fatores e, portanto, diversos aspectos do sexo podem ser responsáveis por isso”, explicou a especialista Kseniya Golubets.

Confira como a atividade sexual pode contribuir para o aparecimento de espinhas e saiba como contornar o problema:

Suor

O suor causado pelo sexo e misturado à maquiagem, óleos, bactérias e outras impurezas da pele pode causar espinhas. “Para prevenir o problema, o ideal é lavar a pele antes e depois da atividade sexual”, disse a dermatologista Sejal Shah. Se uma esfoliação não estiver nos planos para as preliminares, tente tomar banho após (ou durante!) a relação.

Barba

Não se pode negar as maravilhas que a barba pode fazer no rosto de um homem. No entanto, a má notícia é que ela pode estar fazendo mal para o seu rosto! “Quando sua pele macia se esfrega contra um rosto com pelos, ela cria fricção e irritação, que estimulam a produção de óleo”, afirmou Sejal. “O excesso de óleo combinado às células mortas do corpo obstrui os poros, causando acne”, completou.

Por isso, aparar a barba é uma boa solução para o problema. “Encoraje o seu parceiro a cortar as pontas e lavar os pelos faciais regularmente com sabonete antibactericida”, disse o dermatologista americano Paul Friedman. Se ele não for muito cuidadoso, use a criatividade! Beijar é ótimo, mas que tal alternar com outras posições que não demandem rostos colados? A tentativa pode ser divertida!

Lençóis sujos

Se o seu parceiro costuma comer na cama ou se você precisa desviar de toalhas molhadas e roupas sujas para chegar até a sua, é possível assumir que seus lençóis não estão na melhor forma. “Células de pele morta, oleosidade e bactérias acumulam facilmente nos tecidos, causando a acne”, explicou a especialista Kaleroy Papantoniou.

A solução para isso é simples e higiênica: trocar os lençóis, no mínimo, uma vez por semana. Além disso, usar tecidos de algodão pode ajudar a prevenir a acne causada pelo atrito com o tecido.

Produtos para o cabelo

Durante o sexo, todas as partes do corpo ficam coladinhas – e isso inclui o cabelo. Enquanto alguns produtos químicos e ingredientes podem ser bons para as madeixas, eles podem não fazer tão bem assim para a sua pele. Produtos contendo silicone, óleo e acrilato podem causar espinhas.

“Se os produtos contêm muitas substâncias químicas, eles não são tão confiáveis. Eles podem causar mudanças hormonais e danos na pele”, alertou Kseniya. Dependendo do tipo de pele, alguns ingredientes podem gerar mais estragos do que outros e, por isso, é importante ler os rótulos dos produtos. Mas, para evitar pensar nisso na hora do sexo, uma solução prática é prender o cabelo em um coque e curtir o momento sem preocupações.

Óleos de massagem

Apimentar a relação é sempre válido. O problema é que os óleos podem causar dores de cabeça depois da hora H. “O óleo, quando usado em áreas sujeitas à acne como as costas, peito e rosto, pode, sem dúvidas, levar ao aparecimento de espinhas”, explicou Kaleroy.

Uma alternativa para não apagar essa chama é o uso de óleos mais naturais, que não obstruem tanto os poros, como o óleo de coco.

singing bowl on dark wooden background.

Pílula anticoncepcional

Este método de prevenção pode gerar efeitos colaterais nas mulheres. Você pode achar que ele melhorou sua pele, enquanto outras dirão que após iniciarem o uso passaram a ter mais espinhas. Para essas, as alterações acontecem por causa da liberação de hormônios por parte da pílula.

“Se você acha que a pílula é o motivo da sua acne, é aconselhável tentar um método sem hormônios”, afirmou Sejal. No entanto, não há muitos produtos no mercado para a acne que sejam capazes de resolver o problema se o contraceptivo for a fonte deste. Por isso, conversar com o seu ginecologista e analisar o que melhor se aplica a você é a opção mais segura.

hand holding a medical pills pack

Fotos: Thinkstock

Mais em Sexo

Vida sexual ativa reduz a chance de problemas cardíacos em mulheres mais velhas, diz estudo

Patricia Machado08/09/2016
casal na cama - thinkstock

Conheça cinco benefícios do sexo para a saúde

Mariana Castro31/08/2016
Woman with insomnia

Ambas as partes sofrem com o fim do namoro, revela pesquisa

Patricia Machado29/08/2016

Pesquisa descobre quando os divórcios mais acontecem

Patricia Machado25/08/2016

Estudos mostram o que influencia a escolha de um parceiro para os brasileiros

Patricia Machado24/08/2016
Man watching television

Assistir televisão por muito tempo pode causar infertilidade nos homens, indica pesquisa

Mariana Castro18/08/2016
casal feliz

Casais não acreditam que podem ser traídos por seus parceiros, aponta estudo

Mariana Castro17/08/2016
romantic couple drinking beer in plastic cups at outdoor bar

Manter contato com o ex pode ser sinal de traços obscuros na personalidade, segundo psicólogos

Mariana Castro17/08/2016

Mulheres ignoram o uso de preservativos quando bebem, aponta estudo

Patricia Machado16/08/2016
Sad woman

Seis motivos que podem fazer com que a atividade sexual seja dolorida

Mariana Castro12/08/2016
family couple in bed, woman with insomnia

Qualidade do sono pode afetar o seu relacionamento, revela pesquisa

Patricia Machado09/08/2016
pessoas altruistas fazem mais sexo - thinkstock

Pessoas altruístas e bondosas fazem mais sexo, diz pesquisa

Patricia Machado08/08/2016
It was horrible night for both of us

Ressecamento vaginal pode afetar a vida sexual das mulheres, segundo especialista

Mariana Castro05/08/2016
couple with smartphones and shopping bags in mall

Usuários do Tinder são insatisfeitos com a aparência, conclui pesquisa

Patricia Machado05/08/2016
Beautiful young girls in shoping

Estar solteiro custa mais caro do que estar namorando, conclui levantamento

Mariana Castro04/08/2016