Vacina contra gripe é liberada para toda a população a partir de hoje (5)

Por Patricia Machado em 05/06/2017

A partir desta segunda-feira, 5, todas as pessoas poderão receber a vacina contra a gripe nas unidades de saúde. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde porque, apesar da prorrogação da campanha de vacinação, sobraram 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas.

+ Como diferenciar a gripe do resfriado?

+ Suco de cranberry pode ajudar na prevenção da gripe H1N1

De acordo com as regras da campanha, apenas pessoas do grupo de risco podiam receber a vacinar pela rede pública: idosos, professores, gestantes, crianças a partir dos seis meses e menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

O objetivo do governo federal era imunizar 54 milhões de pessoas, mas somente 41,3 milhões foram vacinados. A nova iniciativa ficará em vigor até a duração do estoque. A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos do vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia a ovo devem procurar um médico para orientações.

Foto: Getty Images