Uso excessivo de dispositivos móveis pode causar problemas de visão em crianças, diz estudo

Por Patricia Machado em 12/01/2017

Uma pesquisa realizada por cientistas na Coreia do Sul trouxe um alerta para os pais. De acordo com o estudo, a exposição excessiva a tablets e smartphones pode fazer com que as crianças desenvolvam a Síndrome do Olho Seco, caracterizada pela insuficiência de lágrimas para promover a hidratação do olho.

+ Assistir televisão em excesso pode levar à morte, alerta estudo

+ Uso descontrolado do celular pode causar obesidade em crianças, diz pesquisa

Os cientistas envolvidos no projeto contaram com a colaboração de 916 crianças com idades entre 7 e 12 anos. Além de contar o tempo que elas passavam em frente dos dispositivos eletrônicos, elas foram submetidas a exames oftalmológicos.

Os resultados revelaram que 6,6% das crianças apresentavam sintomas da Síndrome do Olho Seco. Dentre eles, 97% afirmaram que utilizavam tablets e smartphones por 3,2 horas por dia. Já entre as crianças que não apresentaram o problema de saúde, 55% delas disseram que usavam os dispositivos por apenas 37 minutos por dia.

Para entender ainda mais como a exposição aos gadgets estava afetando a visão das crianças, os pesquisadores pediram para que aquelas que tinham a Síndrome do Olho Seco deixassem de utilizar os aparelhos. Depois de cerca de um mês, os sintomas haviam melhorado significativamente.

Foto: Getty Images