Ter plantas no escritório aumenta a produtividade, revela pesquisa

Por Patricia Machado em 20/09/2016

As plantas não têm apenas a função de manter o equilíbrio do ecossistema e embelezar os cômodos de uma casa. De acordo com uma nova pesquisa, elas são capazes de promover o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho e fazer com que as pessoas trabalhem mais e melhor.

+ Sete dicas para ter uma casa mais sustentável

+ Como cultivar uma hortinha em casa

O estudo foi comandado pelo psicólogo Craig Knight, que faz parte do time de cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido. Para analisar como as plantas influenciavam o ambiente corporativo, o pesquisador contou com a colaboração de funcionários de três empresas sediadas na Finlândia.

Ao longo da pesquisa, os voluntários de uma das companhias trabalharam em um ambiente em que não havia plantas. Já as pessoas da segunda empresa puderam decorar a sua mesa de trabalho com plantas ou flores, enquanto os colaboradores da terceira companhia trabalharam em um ambiente em que já havia um projeto de paisagismo.

O resultado do estudo descobriu que a presença de plantas no escritório melhorava o desempenho intelectual, satisfação no trabalho e bem-estar dos funcionários. Além disso, os colaboradores apresentavam uma produtividade 50% maior.

“Ter plantas no escritório torna as pessoas mais felizes e produtivas. Mas o principal benefício é que as pessoas parecem sentir que possuem maior autonomia”, explicou Craig ao Daily Mail.

Foto: Getty Images