Substituir um copo de cerveja por água reduz as chances de obesidade, diz estudo

Por Mariana Castro em 29/05/2017

Um copo de água é sempre uma ótima escolha na hora de saciar a sede – ainda mais se você substituir opções comuns como um copo de cerveja ou refrigerante por um de água. Um novo estudo revelou que essa troca, feita pelo menos uma vez por dia, pode reduzir em até 20% o risco de obesidade e das condições relacionadas a ela, como diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

+ França proíbe venda de refil de refrigerante para combater a obesidade

+ Beber água antes das refeições ajuda na perda de peso, conclui estudo

Para a pesquisa, estudiosos da Universidade de Navarra e do Instituto de Saúde Carlos III, na Espanha, acompanharam 15.765 voluntários durante um período de oito anos e seis meses. Eles analisaram a interferência de dezessete bebidas diferentes no peso dos participantes. Nenhum deles estava acima do peso no começo do estudo e, ao final, 873 estavam obesos.

Os resultados mostraram que trocar um copo de cerveja por água, diariamente, reduz o risco de sobrepeso em até 20%. A hipótese é de que isso acontece graças ao alto teor calórico da bebida, além de que, após alguns copos, as pessoas tendem a comer mais. No caso dos refrigerantes, essa diminuição foi de 15%, enquanto outras bebidas, como sucos, café, leite e vinho, não contribuíram significativamente para a mudança de peso dos voluntários.

+ É necessário beber oito copos de água por dia?

“A obesidade pode desenvolver outras doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Os possíveis efeitos ao substituir essas bebidas por água é um fato importante a ser considerado para outras pesquisas de saúde pública”, explicou Ujué Fresán, um dos líderes da pesquisa, ao Medical News Today.

Foto: Getty Images