Sentir-se parte de um grupo deixa as pessoas mais felizes, aponta pesquisa

Por Patricia Machado em 20/05/2016

A sensação de fazer parte de um grupo ajuda as pessoas a se sentirem mais felizes e contentes com a vida. Quem trouxe essa descoberta foi uma pesquisa comandada pela Nottingham Trent University, na Inglaterra.

+ Metade dos seus amigos não de considera tão amigo assim, diz pesquisa

+ Ter amigos é tão importante para a saúde quanto dietas e exercícios

O estudo tinha a missão de observar como a conexão entre as pessoas e a sensação de pertencer a um grupo eram capazes de influenciar na felicidade e satisfação dos seres humanos.

Para isso, a pesquisa ouviu quatro mil voluntários. Através de um questionário, eles deveriam explicar como era o seu relacionamento com familiares e amigos, além de descrever como se sentiam por pertencer a esses grupos.

Depois de analisar as respostas, o time de cientistas constatou que pessoas que se sentem parte de um grupo social são mais felizes, alegres e satisfeitas com a vida.

Isso acontece porque a identificação com um grupo faz com que com que você compreenda melhor o sentido da vida, além de promover o sentimento de segurança. Além disso, ter amigos faz você acreditar que poderá contar com alguém em momentos de dificuldade.

Via Daily Mail / Foto: Thinkstock