Satisfação dos brasileiros com hospitais privados chega a 59%, diz estudo

Por Patricia Machado em 30/12/2016

Ficar horas na fila de espera por um atendimento no pronto socorro, mesmo que em um hospital particular, costuma ser a realidade de muitos brasileiros. Para tentar solucionar esse problema, a Bain & Company em parceria com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) fez um levantamento para descobrir o nível de satisfação dos clientes com o atendimento recebido em hospitais privados.

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A pesquisa contou com a participação de 14 mil pacientes de 18 hospitais do país. De acordo com o resultado encontrado, 59% das pessoas disseram estar satisfeitas com o serviço que foi prestado. No entanto, apensar do bom índice, há uma grande disparidade entre as notas que variam entre de 24% a 87% em relação a satisfação do cliente.

O levantamento descobriu ainda o que, na visão dos pacientes, precisa ser aprimorado. A lista contém itens como pronto-socorro, tempo de espera e os processos administrativos dentro do hospital. Já os itens que ganharam elogios foram atendimento, boa execução dos procedimentos, orientações referentes ao procedimento, acompanhamento, instruções pós-atendimento e qualidade do serviço e dos profissionais.

Outra informação obtida através do estudo foi de que 60% dos pacientes afirmaram que a escolha do hospital está baseada na recomendação de um médico, familiar ou amigo.

“Percebemos que as pessoas que gostam do atendimento de um determinado hospital estão dispostas a se deslocar por duas vezes mais de tempo para voltar a instituição”, afirmou Bernardo Sebastião, sócio e membro da prática global de saúde da Bain & Company, à Veja.

Com informações da Veja / Foto: Getty Images