Risco de infarto durante as festas de fim de ano é maior, aponta pesquisa

Por Patricia Machado em 30/12/2016

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriu que o risco das pessoas terem um ataque cardíaco durante as festas de final de ano e feriados aumenta em 4%. Por causa disso, a recomendação é ter cautela e evitar excessos nas comemorações.

+ Pesquisa descobre o segredo da longevidade

+ Checar redes sociais com frequência ao longo do dia atrapalha o sono, diz estudo

O time de cientistas liderados por Josh Knight estava intrigado com a conclusão de estudos anteriores que afirmava que as pessoas têm mais chances de morrer devido à doenças no coração durante os feriados de Natal e Ano Novo do que em comparação com outras épocas do ano.

A razão para isso estava associada ao fato de que muitas pessoas passam o fim do ano em locais onde predominava o inverno e as baixas temperaturas.

Para comprovar essa teoria, o time de pesquisadores resolveu analisar a taxa de mortalidade durante as festas de final de ano na Nova Zelândia, onde o clima é de verão nessa época do ano. Por isso, eles verificaram os dados de pessoas que haviam falecido nos últimos 25 anos no país.

Os resultados revelaram que, nesse período, a chance de sofrer um infarto era 4% maior do que nas demais épocas do ano. Dentre as possíveis razões para o aumento da pressão arterial estão o estresse que envolve a preparação das festas e o consumo excessivo de bebida alcoólica e alimentos gordurosos.

Foto: Getty Images