Redes sociais aumentam a sensação de solidão, afirma pesquisa

Por Mariana Castro em 15/03/2017

Atualmente, as pessoas passam grande parte dos seus dias conectadas às redes sociais. Um dos motivos para isso é o fato dos smartphones permitem que os usuários monitorem as interações online com mais facilidade. No entanto, um novo estudo revelou que acessar o Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram por mais de duas horas por dia pode, na verdade, dobrar a chance da pessoa se sentir isolada.

+ Checar redes sociais com frequência ao longo do dia atrapalha o sono, diz estudo 

+ Solteiros são mais ativos nas redes sociais

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, entrevistaram cerca de duas mil pessoas quanto ao uso das principais redes sociais. Os participantes tinham entre 19 e 32 anos. O resultado revelou que, apesar de ficarem mais próximos de amigos e familiares, quanto mais tempo eles passavam no mundo online, menos tempo tinham para interações reais.

“É possível que jovens adultos que se sentiam isolados socialmente recorreram às redes sociais. Mas, pode ser que o uso cada vez mais intenso da mídia social fez com que eles se sentissem isolados do mundo real”, explicou Elizabeth Miller, coautora do estudo, ao The Telegraph. Embora não se saiba ao certo o que aconteceu primeiro, o estudo também aponta que a navegação constante nas redes sociais pode causar sentimentos de exclusão e inveja.

+ Mulheres são mais fofas do que os homens nas redes sociais. conclui pesquisa

Dessa forma, apesar das redes sociais serem vistas como uma boa ferramenta de socialização, elas podem estar contribuindo para isolar cada vez mais os jovens adultos. De acordo com os pesquisadores, é importante ficar atento a essa questão, uma vez que há um número cada vez maior de pessoas com distúrbios psicológicos e dificuldade de socialização.

Foto: Getty Images