Quando extrair o dente do siso?

Por Patricia Machado em 03/02/2017

O dente do siso, que também é conhecido popularmente como dente do juízo, ainda tira o sono de muita gente. Um dos motivos para isso é o fato das pessoas compartilharem tenebrosas histórias sobre o processo que passaram para a extração do dente ou de até de como descobriram que tal dente precisaria passar por um tratamento.

+ Obesidade pode afetar a saúde bucal, diz pesquisa

+ Passar fio dental pode ser desnecessário, revela pesquisa

O principal objetivo do dente do siso, que é chamado pelos profissionais da área de saúde como terceiro molar, é triturar os alimentos e auxiliar na mastigação. No entanto, devido a uma mudança na alimentação ao longo dos anos, a função desse dente está, a cada dia, se tornando menos necessária.

“Antigamente as pessoas se alimentavam de maneira mais pesada, às vezes sem cozinhar adequadamente o alimento e, sem opções para substituir as proteínas, acabavam perdendo muitos dentes. Então, o siso nascia para substituir essas perdas. Hoje não é mais assim. É uma evolução natural do ser humano e chegará um momento em que o siso pode deixar de existir”, explica Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, operadora de planos odontológicos.

Para evitar problemas e contratempos, a dentista esclareceu alguns mitos e verdades que envolvem o dente do siso. Confira:

Todo mundo precisa extrair o siso? Mito

A extração do siso só é recomendada nos casos em que o dente atrapalhe o alinhamento da arcada ou cause algum tipo de inflamação. Mesmo sem ter uma função específica, se estiver posicionado corretamente, a pessoa pode conviver com ele sem maiores problemas.

A idade correta para fazer a extração é entre 16 e 18 anos? Mito

Não existe uma idade certa. Assim como a decisão de extrair, isso varia de caso para caso. No entanto, a indicação para retirada dos dentes em pacientes jovens acontece porque, nessa idade, a raiz não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples. Apenas não é indicado a extração em crianças, já que o seu formato, ainda bem rudimentar, pode dificultar e causar traumas.

O siso pode atrapalhar o alinhamento de outros dentes? Verdade

Se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhando o alinhamento dos dentes vizinhos. Caso a pessoa use aparelho ortodôntico, a erupção do dente também pode prejudicar o sucesso do tratamento.

É possível extrair todos os sisos de uma vez? Verdade

A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local, porém a decisão de extrair os quatro dentes de uma vez será feita pelo dentista, pois nem sempre é a melhor opção. Isso vai depender, dentre outros fatores, da posição dos dentes na arcada e do grau de ansiedade.

Os dentes do siso podem nascer com cárie? Verdade

Como o siso também está em uma região de difícil acesso para a escova, é comum que acumule mais resíduos alimentares nessa região e torne o local mais propício à cáries. Mesmo que o dente não esteja aparecendo na boca, se houver inflamação na gengiva, as bactérias podem penetrar e atacar o dente, causando cárie. Nesse caso, a indicação é que seja feita a extração do dente.

O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, fala e respiração? Mito

O dente não atrapalha a fala e a respiração. O dente só dificultará a movimentação da boca se a gengiva estiver inchada por causa de uma inflamação.

Procurando um dentista? Clique aqui e encontre um profissional perto de você no Apontador.

Foto: Getty Images