Quando é necessário trocar a lâmina para se depilar?

Por Patricia Machado em 05/01/2017

Por causa da facilidade, muitas mulheres preferem se depilar com lâmina de barbear ao invés de optar pela tradicional cera. O método acaba fortalecendo os pelos, que crescem rapidamente. Isso faz com que algumas pessoas se depilem a cada dois ou até três dias.

+ Mitos e verdades sobre as varizes

+ Câncer de pele: saiba como prevenir e fazer o autoexame

Por mais que o método seja indolor, é preciso ficar atento à qualidade da lâmina. Quando o aparelho está velho ou contaminado por bactérias, a depilação poderá machucar a pele, causando bolinhas vermelhas ou até pequenas feridas.

Dermatologistas ouvidos para uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Sun afirmaram que cada lâmina deve ser usada entre cinco e sete vezes. Mas, caso você use o aparelho com pouca frequência, a troca deve ocorrer mensalmente.

“Deixar a lâmina de barbear molhada no chuveiro fará com que ela fique enferrujada com maior rapidez. Além disso, deixar a lâmina aberta e exposta ao ar poderá fazer com que ela seja contaminada com facilidade por bactérias”, disse Whitney Bowe, dermatologista norte-americana, em artigo publicado sobre o tema pelo Refinery 29.

Para evitar problemas, a dica é trocar a lâmina com frequência e guardá-la em local fechado e longe de uma possível contaminação. “Mantenha a sua lâmina afiada e guarde a mesma em um lugar limpo e seco depois do uso”, recomendou a especialista.

Foto: Getty Images