Principais cuidados com bebês no inverno

Por em 04/07/2016

Com a chegada da estação mais gelada, as crianças precisam de cuidados especiais para manter a saúde em ordem. Os bebês recém-nascidos, que já demandam atenção em dias comuns, requerem ainda mais atenção nesse período do ano, pois possuem corpos sensíveis e as defesas ainda não estão fortalecidas.

+ Cuidados essenciais com recém-nascidos

Entre os problemas mais relatados no inverno estão gripes, resfriados e pele ressecada. Além disso, os bebês também têm risco de ter hipotermia. “É importante prestar atenção à temperatura do corpo do bebê e vestir ou cobri-lo sem exagero. É possível verificar pela temperatura do peito se ele está quentinho e também se não está suando. Caso o bebê esteja vestido em excesso, pode ficar irritado ou até ter complicações mais sérias, como desidratação”, explica Cristiane Aparecida de Oliveira, professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Módulo.

+ Estudo revela: bebês nascidos no inverno têm pulmão mais frágil

A especialista listou os principais cuidados com bebês que você deve tomar no inverno:

Hipotermia

A hipotermia é o problema mais grave, já que pode levar a criança a óbito. Nos dias de frio, evite colocar o bebê em ambientes muito gelados e procure vesti-lo com roupas adequadas para a temperatura. O uso de toucas é essencial, pois cerca de 25% do calor do corpo do bebê se perde pela cabeça. Além disso, utilizar meias e luvas também é importante, mas prefira as de algodão e evite o uso de lã. Se notar que mãos e pés estão gelados, verifique a temperatura do corpo com um termômetro. Caso a temperatura da criança esteja abaixo de 36°C, leve o bebê para o hospital enrolado em um cobertor, com o rosto descoberto e com a barriga em contato com o seu corpo, para transmitir seu calor.

Lábios

Com o nascimento dos dentes, a falta do controle da saliva e o constante uso de toalhas e lenços para secar a baba, os lábios podem ficar ressecados e rachar no inverno, devido ao vento e ao frio. Para evitar esse problema, é recomendado o uso de protetor labial para manter os lábios do bebê sempre hidratados. Peça ajuda ao pediatra para escolher o produto certo.

Brotoejas

As bolinhas vermelhas na pele do bebê não são exclusividade do verão. No inverno, com o exagero na quantidade de roupas, principalmente de lã, as glândulas de suor podem “entupir”. Uma solução é vestir as crianças com várias camadas de roupas mais leves para que seja possível tirar quando a temperatura aumentar.

Pele

O contato direto com o ar gelado e seco deixa a pele dos bebês mais ressecada no inverno, principalmente no rosto. Para deixar a pele mais saudável é preciso não exagerar na temperatura da água do banho, usar sabonete e shampoo sem álcool e passar creme hidratante após o banho. Esses cuidados simples podem evitar, inclusive, resfriados e febres.

Banho

Os bebês devem tomar banho diariamente, mesmo nos dias mais frios do ano. Para tornar o momento mais agradável, prefira dar o banho no horário mais quente do dia, normalmente perto do meio dia. A temperatura da água deve ser morna e os banhos mais rápidos. Para evitar choques térmicos, um aquecedor pode ser usado no banheiro e a toalha pode ser aquecida — por ferro elétrico ou secador.