Praticar qualquer tipo de exercício traz felicidade, conclui pesquisa

Por Patricia Machado em 27/01/2017

Deixar o sedentarismo de lado e fazer algum exercício dá muita preguiça. Mas, para dar um pouco de coragem para aquelas pessoas que detestam a ideia de dar um volta a pé no quarteirão ou ir até a portaria pegar uma correspondência, um novo estudo descobriu que praticar qualquer tipo de atividade física é capaz de promover a felicidade e melhorar o humor.

+ Futebol pode combater a pressão alta em mulheres, diz estudo

+ Os benefícios do esporte para o corpo e para a mente

A pesquisa foi comandada por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e envolveu 10 mil participantes. O objetivo do estudo era descobrir a relação entre a felicidade e a prática de qualquer tipo de exercício, como passear com o cachorro, jogar futebol ou até subir as escadas de casa.

Para isso, os cientistas desenvolveram um aplicativo que deveria ser utilizado pelos voluntários. Nos primeiros meses, enquanto os participantes criavam o hábito de utilizar o app, o dispositivo perguntava como eles estavam se sentindo. Eles poderiam responder, por exemplo, que estavam estressados, relaxados, depressivos ou animados.

Na etapa seguinte, o aplicativo começou a perguntar aos participantes se eles tinham feito alguma atividade física nos últimos 15 minutos. Dentre as opções, eles poderiam relatar que ficaram sentados ou em pé, se tinham caminhado ou corrido ou até se estavam deitados. Além disso, eles tinham que classificar o seu nível de satisfação e felicidade após tal atividade.

Os resultados revelaram que as pessoas que faziam algum exercício eram mais felizes e realizadas do que aquelas que preferiam o sedentarismo. A conclusão foi publicada no periódico PLOS One.

Foto: Getty Images