Saúde e Bem-Estar

Por que você não deve se exercitar quando estiver de ressaca

Por que você não deve se exercitar quando estiver de ressaca

Se você já ingeriu bebida alcóolica alguma vez na sua vida e acabou passando do limite (mesmo que tenha sido um pouquinho), você com certeza já teve uma ressaca. E, se você já esteve de ressaca, sabe como é tentar de tudo para que aquela sensação ruim desapareça, mas nada parece dar certo.

Mario Batali deu a seguinte sugestão à revista People: “Exercite-se. Basicamente, se você se levantar e praticar exercícios físicos durante 45 minutos e, em seguida, tomar uma cerveja, ela vai embora. Mas você precisa suar. Tenha em mente que uma ressaca é um veneno que encontra-se em áreas desidratadas. Você precisa bombeá-la para fora”.

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Parece uma boa dica. Mas, segundo Damion Martins, um médico da área de esportes e diretor de Medicina do Trabalho, Ortopedia e Medicina Esportiva do Atlantic Health System, de Nova Jersey, você não deve tentar isso em casa. “Você não pode suar a ressaca”, diz ele. “Ao tentar fazer isso, você irá desidratar ainda mais o seu corpo, resultando em efeitos ainda mais negativos”.

Martins explica: “Depois que você bebe álcool, ele é decomposto em seu corpo em ácido acético. O restante é excretado como toxina através da urina, respiração e suor. Quando você sua, a toxina é expelida do corpo. Quanto mais desidratado, mais concentrada a toxina fica no seu suor”.

Enquanto isso parece bom na teoria, Martins diz que não é verdade. “Se você correr enquanto estiver de ressaca, você está em um maior risco de tensões musculares, cãibras, tonturas e convulsões”, diz ele. “O álcool afeta sua fisiologia normal, levando a um aumento dos níveis de creatina quinase e lactato no sangue, o que pode ter efeito prejudicial sobre outros órgãos, causando aumento da dor muscular”. Basicamente, se exercitar enquanto está de ressaca pode fazer mais mal do que bem.

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Se você está de ressaca, Martins diz que a melhor coisa a fazer é se hidratar muito. Ele também recomenda ser cuidadoso com a ingestão de cafeína (uma vez que ela pode fazer com que você faça mais xixi, causando desidratação), especialmente à noite. “Quanto melhor for a qualidade do seu sono, melhor você se sentirá no dia seguinte”, diz ele.

E, claro, a melhor maneira de vencer a ressaca é impedir que isso aconteça em primeiro lugar — fato que sempre fica muito claro quando você está, justamente, na sua pior ressaca.

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