Saúde e Bem-Estar

Por que o jantar é tão importante?

Por que o jantar é tão importante?

Com a rotina corrida, o hábito da maioria das pessoas ao chegar em casa depois de um longo dia de trabalho é deitar no sofá e comer uma lasanha congelada ou um sanduíche. O problema é que a pouca importância dada ao jantar pode trazer problemas de saúde.

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“É comum que as pessoas façam substituições erradas, incompletas em nutrientes e cada vez mais ricas em gordura, o que traz consequências para o organismo, podendo se refletir em falta de energia, ganho de peso e problemas gástricos”, explica Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

O ideal é que o jantar aconteça até duas horas antes de ir dormir. Isso irá garantir uma digestão adequada e não irá atrapalhar a qualidade do sono. “Além de favorecer o ganho de peso, uma dieta rica em gordura à noite, quando o metabolismo trabalha de forma mais lenta, pode provocar azia e dificultar a digestão, deixando o organismo menos preparado para o descanso”, afirma Cintya.

Beef steak

De acordo com a nutricionista, o jantar pode ser composto por comida, lanche ou sopa. Independente da escolha, ele deve ser completo. Isso significa que é importante a inclusão de carboidratos que sejam preferencialmente integrais (arroz, macarrão ou pão integral), uma fonte proteica magra (carnes vermelhas e brancas, ovos, queijos magros), vitaminas e minerais (legumes e verduras) e uma fonte de gordura boa, como o azeite de oliva, por exemplo.

“É um mito achar que consumir carboidrato à noite faz mal. O que faz mal é ingerir calorias em excesso e, principalmente, de fontes pouco nutritivas porque, durante a noite, a nossa atividade tende a diminuir e o metabolismo fica mais lento, gastando menos calorias. Mas, os carboidratos são nutrientes fundamentais para o fornecimento de energia e para as atividades orgânicas”, diz Cintya.

Além disso, também é importante evitar as comidas congeladas que são vendidas em supermercados. Esses alimentos possuem aditivos químicos e grandes quantidades de nutrientes prejudiciais à saúde.

No restaurante

Jantar em um restaurante não fará mal se a pessoa optar por refeições leves e saudáveis. O risco é que a fome, aliada a variedade de alimentos, pode culminar em escolhas erradas. Esse risco é ainda maior em fast-foods, quando existe à disposição – e de maneira rápida – uma grande oferta de alimentos gordurosos.

“Inicie a refeição pela salada, que contém fibras e auxiliam na saciedade. Depois, escolha opções com maior quantidade de vegetais e monte um prato variado e colorido. Lembre-se de mastigar e saborear bem os alimentos”, diz a nutricionista.

De maneira geral, a ingestão de líquidos durante o jantar deve ser controlada para evitar que isso atrapalhe a digestão e cause distensão abdominal. Mas, se você fizer questão de brindar ou de beber alguma coisa, a dica é optar por sucos naturais ou água. “O refrigerante é sempre desaconselhado por se tratar de uma bebida sem benefícios nutricionais, assim como ocorre com a maior parte das bebidas alcoólicas”, orienta Cintya.

Fotos: Getty Images

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