Por que não é recomendável limpar o ouvido com cotonete?

Por Mariana Castro em 09/01/2017

A recomendação de não utilizar cotonetes para limpar o ouvido é antiga. No entanto, muitas pessoas seguem relutantes em aceitar esse conselho por imaginar que a cera contribui para a sujeira. Segundo as orientações de especialistas da Academia Americana de Otorrinolaringologia, por mais satisfatório que seja, limpar o ouvido com o cotonete não é apenas desnecessário como pode causar danos à audição.

+ Como evitar dores de ouvido após banhos de mar ou piscina?

Apesar do utensílio parecer perfeito para a função, nenhum objeto deste tamanho deveria ser introduzido ao ouvido. Isso porque eles podem causar cortes no canal auditivo, perfurar o tímpano ou deslocar ossos da audição, o que pode levar à perda da audição, tontura, zumbidos ou outros sintomas de lesão na região.

Ao invés disso, é recomendado deixar a natureza fazer o seu papel. Os movimentos naturais da mandíbula, como falar e mastigar, unidos ao crescimento de pele nova no canal auditivo, ajudam a mover a cera velha de dentro para fora da orelha, que acaba sendo lavada durante o banho.

O corpo humano produz cera de ouvido para manter as orelhas lubrificadas, limpas e protegidas. Desta forma, qualquer sujeira, poeira ou outra coisa que possa acabar entrando no ouvido fica presa na cera, o que impede essas partículas de entrarem no canal auditivo. “O desejo de limpar as orelhas é cultural, mas retirar o excesso de cera que se acumula do lado de fora já é o suficiente para deixá-las limpas”, contou James Battey, diretor do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação, à CNN.

+ Faz mal espremer espinhas?

Para pessoas que sofrem com cerume impactado, que é a obstrução do ouvido por um acúmulo de cera, essa recomendação é ainda mais importante. Usar cotonetes pode empurrar ainda mais a cera no canal auditivo, gerando danos à audição. Se você estiver apresentando sintomas como dor, sangramento ou perda de audição, é indicado procurar um especialista.

Foto: Getty Images