Pesquisa revela que crianças já se acham gordas e feias

Por Mariana Castro em 31/08/2016

Todo mundo já sabe que as inseguranças com a aparência são, infelizmente, frequentes na vida adulta. Mas, novos e alarmantes dados revelaram que, desde os 3 anos de idade, as crianças já mostram sinais de insatisfação com seus corpos.

+ Marketing infantil pode ajudar as crianças a consumirem mais vegetais, revela estudo

+ Crianças que dormem pouco podem ter depressão e ansiedade, diz pesquisa

A pesquisa realizada pela Professional Association for Childcare and Early Years (Pacey), na Inglaterra, relatou que quase um terço dos funcionários de creches e escolas disse já ter ouvido crianças se rotularem de gordas, enquanto 10% já ouviram crianças falarem que se sentem feias.

Quase um quarto dos entrevistados disse ter visto sinais de que mostravam que crianças com idades entre 3 e 5 anos se sentiam infelizes com seus corpos e aparência. Esse quadro dobrava quando se tratavam de crianças entre 6 e 10 anos. Além disso, mais da metade relatou ter observado uma preocupação maior por parte das meninas.

Os resultados da pesquisa alarmam para o fato de que as crianças estão lidando com a ansiedade cada dia mais cedo. Jacqueline Harding, uma das pesquisadoras do estudo, acredita que a televisão e as imagens que compõem livros infantis e desenhos podem estar contribuindo para isso.

“Entre os 3 e 4 anos, a criança já começa a definir como seus corpos devem ser. Algumas já têm até contato com estratégias para perder peso”, relatou Jacqueline ao jornal The Independent. “Precisamos ter cuidado com o que mostramos para as crianças para que elas não tenham exemplos negativos e problemas de autoestima”, completou.

Foto: Getty Images