Pesquisa descobre o segredo para o crescimento muscular

Por Patricia Machado em 25/07/2016

Um principais objetivos de quem procura fazer exercício físico é conquistar o crescimento muscular. Uma pesquisa divulgada no periódico Journal of Applied Physiology descobriu que o segredo para o aumento de massa muscular está nas repetições – e não na quantidade de peso.

+ Academia para se exercitar no Brasil

+ Quatro motivos para começar a se exercitar

O estudo foi comandado por cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, e envolveu 49 homens jovens, que já faziam musculação há pelo menos um ano. A pesquisa foi dividida em duas partes. Na primeira etapa, os participantes foram submetidos a testes de força e exames que avaliavam a saúde muscular e níveis hormonais.

Já na segunda parte da pesquisa, os voluntários foram divididos em dois grupos e cada grupo recebeu um tipo de treino, que deveria ser seguindo por três meses.

Os participantes que foram escalados para fazer o primeiro tipo de treino tinham que realizar exercícios tradicionais para promover o crescimento muscular. Por isso, cada série consistia no levantamento de uma carga entre 75% e 90% do peso máximo que cada participante conseguia aguentar e a série deveria ser repetida de oito a doze vezes.

O segundo tipo de treino deveria ser considerado mais leve do que o primeiro. Cada participante deveria levantar cargas entre 30% e 50% do peso máximo que ele conseguisse em uma repetição e a série deveria ser repetida até a exaustão – de 20 a 25 repetições.

Ao analisarem os resultados, os cientistas concluíram que todos os participantes ganharam força e aumentaram o tamanho dos músculos, independente do tipo treino. No entanto, o estudo revelou que o segredo para a força e ganho de massa muscular está na exaustão – e não na quantidade de peso. Isso significa que as pessoas precisam atingir a fadiga muscular para  aumentarem o tamanho e a força de seus músculos.

Foto: Thinkstock