Pesquisa descobre o segredo da longevidade

Por Patricia Machado em 29/12/2016

Se você quer ter uma vida longa e sonha chegar aos 100 anos de idade, comece a aproveitar intensamente o seu dia. Uma pesquisa comandada pela University College de Londres, no Reino Unido, descobriu que o segredo da longevidade é ter momentos de prazer e ser satisfeito com a vida.

+ Checar redes sociais com frequência ao longo do dia atrapalha o sono, diz estudo

+ Quantas amizades verdadeiras você tem na sua rede social? Uma nova pesquisa tem a resposta

O estudo envolveu a participação de 9.365 pessoas que tinham, em média, 63 anos. Ao longo de seis anos, eles tiveram que responder um questionário que media a qualidade e satisfação dos voluntários com a vida. O questionário era aplicado três vezes por ano.

Dentre as perguntas, as pessoas deveriam analisar frases como: “Eu gosto das coisas que eu faço”, “Gosto de estar na companhia de outros”, “No contrapeso, eu olho para trás com uma sensação da felicidade” e “Eu me sinto cheio de energia”. Para cada uma delas, elas precisavam dar uma nota que variava entre zero e quatro.

Os resultados revelaram que maiores níveis de satisfação com a vida foram associados a um menor risco de morte. A chance de uma pessoa falecer por qualquer causa foi 17% menor entre os voluntários que se mostraram satisfeitos em apenas um dos questionários. Além disso, o risco foi 24% menor entre as pessoas que disseram ter prazer com a vida nas três vezes em que os perguntas foram respondidas.

O resultado do estudo foi publicado no periódico científico BMJ.

Foto: Getty Images