Pesar-se diariamente contribui para o emagrecimento, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 25/08/2017

Se você está querendo perder alguns quilinhos, trate de adquirir uma balança. Um novo estudo realizado pela Universidade Drexel e pela Universidade da Pensilvânia, ambas nos Estados Unidos, constatou que checar o peso todos os dias pode ajudar no emagrecimento. A descoberta também vale para quem não segue dietas ou não possui uma rotina alimentar saudável.

+ Cinco alimentos que dão saciedade e ajudam a emagrecer

+ Comer uma hora antes do horário previsto ajuda a emagrecer, aponta estudo

O objetivo da pesquisa era entender se o número elevado mostrado na balança poderia incentivar a perda de peso, mesmo quando uma pessoa não está tentando emagrecer. Para isso, os cientistas contaram com a colaboração de 294 mulheres. Elas tinham medidas diferentes e precisaram responder um questionário para informar a frequência em que utilizavam uma balança em casa.

Além disso, os pesquisares mediram as porcentagens de gordura corporal das participantes no início da pesquisa, após seis meses e, novamente, depois de dois anos.

Para a surpresa do time de cientistas envolvidos no projeto, os resultados revelaram que as mulheres que, durante o período analisado, se pesaram diariamente tiveram uma redução maior no porcentual de gordura do que aquelas que se pesavam com menos frequência ou não tinham o hábito de conferir o peso. O emagrecimento aconteceu sem a necessidade das participantes aderirem a uma dieta ou mudança alimentar.

Os cientistas não podem confirmar com certeza que a perda de peso foi ocasionada pelo hábito de se pesar todos os dias, mas eles acreditam que isso motivou as participantes a prestarem mais atenção ao seu corpo e quererem cuidar mais da aparência. “Ao se pesar e perceber que engordou, essa informação poderá motivar a pessoa a fazer alguma mudança”, disse Meghan Butryn, uma das autoras do estudo, ao The Independent.

Foto: Getty Images