Período que vai dos 15 aos 25 anos é o mais lembrado pelas pessoas ao longo da vida

Por Mariana Castro em 24/11/2016

Se você tem entre 15 e 25 anos de idade, aproveite para viver suas melhores experiências agora. Vários estudos comprovam que este é o período do qual as pessoas mais se lembram ao longo de suas vidas.

+ Memória da mulher é melhor que a do homem, comprova estudo

+ Falta de sono pode fazer você comer mais

Um time de psicólogos, em especial, desenvolveu uma pesquisa que prova que isso acontece pois, durante este período, as pessoas guardam memórias e armazenam informações que definirão suas personalidades. Isso inclui momentos pessoais, eventos, músicas e filmes.

Para chegar a essa conclusão, eles pediram aos participantes que escolhessem ganhadores do Oscar e hits musicais dos quais eles mais se lembravam em uma lista com títulos de 1950 a 2005. Relacionando as escolhas com suas idades, os pesquisadores encontraram claras evidencias de que as associações foram feitas entre as idades de 15 e 25 anos.

Em uma segunda parte do estudo, os participantes tiveram que escolher cinco títulos favoritos daqueles que se lembravam. O objetivo era observar se eles se lembravam apenas dos filmes que os marcaram naquela época ou também de títulos que não fossem relevantes. Os resultados mostraram que o período entre 15 e 25 anos não influenciava no reconhecimento de títulos que não significavam muito para os participantes.

+ Acupuntura pode prevenir a perda de memória, conclui estudo

+ Dormir pouco causa perda de memória e mau humor, diz pesquisa

As descobertas sugerem, portanto, que as pessoas guardam mais lembranças desse período pois é quando suas identidades estão se formando. Já as coisas que não foram relevantes para a formação pessoal do indivíduo são esquecidas.

Foto: Getty Images