Parar de fumar pode fazer bem para o fígado, segundo estudo

Por Mariana Castro em 22/07/2016

Se você é fumante, deve saber que os motivos para abandonar o hábito são inúmeros. Recentemente, um novo estudo revelou mais uma razão para deixar o cigarro de lado: quem está tentando parar de fumar também tende a abrir mão do consumo de bebidas alcoólicas – e isso faz bem para o fígado.

+ Jovens usam cigarro eletrônico porque é descolado e divertido, diz pesquisa

+ Ressaca é capaz de acelerar o envelhecimento da pele, afirma especialista

A nova pesquisa, que foi publicada no jornal BMC Public Health, revela que ex-fumantes não apenas bebem menos na primeira semana sem cigarro, como também estão menos inclinados a “beber até cair”. Eles são classificados como pessoas que têm hábitos alcoólicos moderados, em comparação com aqueles que não abrem mão do tabaco.

Segundo o autor do estudo, Jamie Brown, da College London University, na Inglaterra, os resultados vão contra a ideia de que ex-fumantes tendem a beber mais para compensar o fim do hábito. Na verdade, os resultados da pesquisa mostraram que as pessoas que diminuíram a ingestão de bebidas alcoólicas ao tentarem parar de fumar têm essa postura porque elas acreditam que isso aumenta as suas chances de serem bem-sucedidas.

O estudo ouviu quase 32 mil pessoas durante a fase de pesquisa de campo. Dessas, 6.287 pessoas se declararam fumantes. Os entrevistados também responderam um questionário para classificar seus hábitos alcoólicos e seus esforços para parar de fumar.

Foto: Thinkstock