O que acontece com o corpo após a morte?

Por Patricia Machado em 13/05/2016

De acordo com dados internacionais, 100 pessoas morrem a cada minuto no mundo. Por isso, é bem provável que a maior parte da população já tenha tido que lidar com o falecimento de um amigo, parente ou mesmo conhecido. O canal do YouTube ASAP Science, que é especializado em ciência, produziu um vídeo para explicar o que acontece com o corpo humano quando a gente morre.

+ Ciência está cada vez mais perto de conseguir “apagar” memórias ruins

+ 5 maneiras de simplificar a vida

Nos primeiros segundos após a morte, o corpo absorve a última parcela de oxigênio que existe em seu sistema. Depois, a atividade cerebral é interrompida. Por causa disso, os hormônios deixam de regular as funções corporais e os demais órgãos do corpo param de funcionar.

Depois de 15 minutos, já é possível perceber que a pele começa a ficar pálida. Isso acontece porque há uma falta de fluxo sanguíneo no corpo. Além disso, o sangue já existente irá se acumular nas partes inferiores do corpo, deixando a pele com uma aparência roxa e avermelhada. É com base nisso que os especialistas conseguem determinar o horário em que a pessoa entrou em óbito.

A próxima etapa é chamada de rigidez cadavérica e acontece cerca de três a seis horas após a morte. Como não há mais fonte de energia para abastecer os órgãos corporais, há uma vazamento de cálcio nas células musculares. Isso causa uma tensão muscular, fazendo com que o corpo fique duro e na mesma posição por um período que varia entre 24 e 48 horas. Depois disso, o corpo já começa a se decompor.

O vídeo traz ainda outras curiosidades sobre o que acontece com o corpo humano após a morte. Veja!