Mulheres que vivem juntas, menstruam juntas: mito ou verdade?

Por Mariana Castro em 18/08/2016

Se você é mulher, deve conhecer e até acreditar na famosa teoria de que mulheres que vivem juntas, menstruam juntas. Afinal, muitas mulheres já passaram por situações em que começaram a sofrer os efeitos da TPM e precisaram correr atrás de absorventes ao mesmo tempo.

+ Cinco vantagens do coletor menstrual

+ Nutricionista define o cardápio ideal para cada fase do ciclo menstrual

As hipóteses para isso são diversas e vão desde algo ligado aos feromônios até o ciclo lunar. Um estudo feito em 1999 descobriu que 80% das mulheres acreditavam nesse fenômeno e que 70% delas adoravam a experiência. Mas, afinal, será que essa teoria é verdadeira?

A resposta

Se você é uma das testemunhas da sincronia entre os períodos menstruais, prepare-se para se decepcionar: pesquisas comprovaram que essa teoria nada mais é do que uma lenda.

Um estudo feito com 186 chinesas que moravam juntas há um ano descobriu que não há sincronia entre os ciclos menstruais. A pesquisa notou que o início dos ciclos de cada mulher variava. Isso fazia com que, em um determinado mês, elas menstruassem no mesmo dia, dando a impressão de que o período menstrual havia sincronizado. Mas, isso nada mais era do que uma coincidência.

O ciclo menstrual feminino pode variar entre 21 e 35 dias. Além disso, estresse, perda de peso ou doenças podem causar alterações. Então, apesar de ser uma pena deixar esse mito morrer, você deve saber que diversos fatores podem alterar o seu ciclo menstrual e a convivência com outras mulheres não é uma delas.

Foto: Thinkstock