Saúde e Bem-Estar

Mitos e verdades da dieta vegana

Mitos e verdades da dieta vegana

O veganismo não é apenas uma dieta, mas, sim, uma filosofia e modo de vida que exclui o consumo de qualquer produto que tenha como origem a exploração e crueldade dos animais, como roupas e sapatos de couro e remédios e cosméticos testados em animais. Na alimentação, a dieta vegana exclui o consumo de qualquer alimento de origem animal, incluindo ovos, leite e seus derivados e o mel.

+ Restaurantes veganos pelo Brasil

+ Bares com opções veganas em São Paulo

Essa filosofia tem ganhado cada vez mais adeptos no país. Um levantamento realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira revelou que, entre 2011 e 2015, as buscas pelo termo “vegano” cresceram 700% no país. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o impacto e os benefícios da dieta na saúde ao eliminar o consumo de alimentos de origem animal.

Pensando nisso, Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada em produtos saudáveis, listou alguns mitos e verdades sobre a dieta vegana. Confira:

  • Veganos podem sofrer com a falta de vitamina B12? Verdade

Os alimentos vegetais podem não ser suficientes para suprir a quantidade necessária da vitmina B12, que está presente apenas na proteína animal, leite, queijos e ovos. Portanto, quem opta por essa prática alimentar deve acompanhar constantemente os níveis de ferro e vitamina B12 no organismo.

“Caso percebam alguma mudança, os adeptos da dieta vegana devem buscar orientação médica para que seja ministrada uma correta suplementação. O suplemento só deve ser tomado quando houver comprovação clínica da sua necessidade”, orienta Cyntia. “Mas, esta não é uma deficiência apenas para os adeptos do veganismo. Aqueles que consomem todos os tipos de alimentos, se não equilibram suas refeições, também podem ter um déficit desta vitamina”, acrescenta.

+ Passo a passo para se tornar vegetariano

  • A dieta dos veganos não é recomendada para praticantes de atividades físicas? Mito

Apesar das atividades físicas implicarem em diferentes necessidades nutricionais, de um modo geral, os esportistas devem basear a sua alimentação em uma dieta equilibrada e saudável, assim como os veganos. “Tudo se resume a um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras, que são componentes necessários para compensar o elevado gasto de energia”, afirma a especialista.

Atualmente, existem diversas opções de alimentos para suprir as necessidades dos veganos que praticam atividades físicas, que vão desde carnes feitas à base de soja até suplementos de proteínas vegetais. “Existem diversos exemplos de atletas de alta performance que seguem a dieta vegana, o que comprova o fato de que o veganismo e a prática de esportes combinam”, defende Cyntia.

  • Adeptos da dieta vegana sofrem carência de cálcio? Mito

O leite da vaca é, de fato, uma importante fonte de cálcio, mas não é a única e nem a melhor delas. Esse leite tem um fator negativo para a saúde porque aumenta a acidez sanguínea, sendo necessário o uso de cálcio na sua forma ativa para fazer o equilíbrio. “No mercado há várias opções de leites vegetais fortificados com teor de cálcio idêntico ao leite de vaca. A couve manteiga, em especial, possui altos níveis de cálcio e é excelente para a manutenção óssea. Gergelim, couve, rúcula, agrião, mostarda, escarola e brócolis também são excelentes fontes de cálcio”, recomenda a nutricionista.

+ Cinco receitas para fazer pratos vegetarianos

  • A alimentação vegana pode contribuir para o emagrecimento? Verdade

Os adeptos da dieta vegana não consomem gordura saturada, que é encontrada em produtos de origem animal. De acordo com a especialista, cada grama de gordura equivale a nove calorias, assim, ocorre uma redução significativa no consumo final de calorias diárias. “Por conter uma variedade de vegetais e alimentos integrais, a alimentação dos veganos costuma ser rica em fibras. Isso faz com que as pessoas comam porções menores e aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento e também para o bom funcionamento do intestino”, explica Cyntia.

  • Crianças não devem adotar a alimentação vegana? Mito

Segundo a especialista, não há nenhuma contraindicação para crianças excluírem a ingestão de alimentos de origem animal. Pelo contrário, sendo bem equilibrada, a ausência de alimentos de origem animal pode contribuir para a saúde dos pequenos e para o aumento da imunidade. “Minha orientação é que a criança adote esse hábito com a supervisão de um especialista. Devido ao fato de estarem em fase de crescimento, os pequenos possuem uma necessidade maior de nutrientes, em comparação com os adultos”, conclui a especialista.

  • A alimentação vegana pode salvar vidas? Verdade

Uma pesquisa realizada no ano passado pela Universidade de Oxfor, na Inglaterra, revelou que, se todas as pessoas adotassem o veganismo, 8,1 milhões de vidas seriam salvas até 2050. De acordo com os cientistas, o número está relacionado com a menor incidência de doenças como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e câncer, comumente ligadas à dieta que inclui alimentos de origem animal.

Foto: Getty Images

Mais em Saúde e Bem-Estar

Tired man being overloaded at work

Dormir pouco pode afetar a aparência e arruinar a vida social das pessoas, diz estudo

Mariana Castro24/05/2017
HIV blood sample

Anvisa registra primeiro teste rápido para detecção do HIV

Patricia Machado23/05/2017
Woman sitting curled up

Ansiedade não controlada pode evoluir para sérios transtornos psicológicos

Mariana Castro23/05/2017
young woman sitting on couch and blowing nose

Problemas respiratórios aumentam as chances de infarto, diz pesquisa

Mariana Castro22/05/2017
Looking in mirror

França aprova lei que proíbe modelos extremamente magras

Mariana Castro22/05/2017
Hand Holding Small Marijuana Leaf with Cannabis Plants in Background

Anvisa reconhece Cannabis sativa como planta medicinal

Mariana Castro18/05/2017
Young woman picking her nails

Ansiedade: entenda o transtorno, sintomas e tratamentos

Mariana Castro16/05/2017
Fitness female athlete lifting weights in gym

Falar palavrões durante atividades físicas deixa as pessoas mais fortes, revela pesquisa

Mariana Castro12/05/2017
Pink breast cancer awareness ribbon in hand

Estudantes criam sutiã capaz de detectar sinais de câncer de mama

Mariana Castro11/05/2017
Woman hands holding cigarette outdoor.

Cigarro estimula produção de enzima que entope as artérias, conclui pesquisa

Mariana Castro10/05/2017
aula de cochilo - reproducao

Academia oferece aula de cochilo para queimar calorias e aliviar estresse

Mariana Castro09/05/2017
Close up of massage shoulder

Fazer massagem pode ser tão bom para o bem-estar quanto receber, revela estudo

Mariana Castro05/05/2017
Beautiful woman using mascara in bathroom

Dicas para manter os cílios fortes e saudáveis

Patricia Machado03/05/2017
Tired woman with tea in kitchen

Dormir muitas horas seguidas não compensa o ‘sono acumulado’, afirma pesquisa

Mariana Castro02/05/2017
Taking a pic of food for social network site

Fotografar as suas refeições pode ajudar no emagrecimento, revela pesquisa

Mariana Castro02/05/2017