Metade dos seus amigos não te considera tão amigo assim, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 11/05/2016

Depois de ler esta reportagem, talvez seja a hora de começar a repensar as suas amizades. Um estudo divulgado na revista Plos One constatou que metade dos seus amigos não te considera um amigo de verdade. Ou seja, para a maioria das pessoas, você não passa de um colega.

+ Viajar torna as pessoas mais receptivas e confiantes, segundo pesquisa

+ Mulheres traídas se tornam pessoas vencedoras, confirma pesquisa

Os autores da pesquisa entrevistaram 84 estudantes de uma mesma classe para chegar à conclusão. Cada entrevistado teve que avaliar a amizade que tinha com os seus colegas através de uma nota que variava de 1 a 5 – sendo que 1 era “eu não sou amigo desta pessoa” e 5 significava “esta pessoa é uma das minhas melhores amigas”. Além disso, cada estudante também tinha que adivinhar qual nota o seu colega teria dado para ele.

Depois disso, os psicólogos envolvidos na pesquisa analisaram as notas dadas pelos alunos. Os psicólogos consideraram que as notas de 3 a 5 determinavam que a pessoa considerava as demais como uma amiga.

Os resultados mostraram que 94% dos estudantes esperava que seus colegas lhe dessem a mesma pontuação que eles haviam dado. No entanto, apenas 53% dos entrevistados foram recíprocos na avaliação dos seus amigos.

Por isso, em 47% dos casos uma das pessoas considerou o colega como amigo enquanto o “amigo” não avaliou a relação dos dois como uma amizade verdadeira. E aí, será que você tem mais colegas do que amigos?

Foto: Thinkstock