Memória da mulher é melhor do que a do homem, comprova estudo

Por Patricia Machado em 10/11/2016

Mulheres, vocês estavam certas! Uma pesquisa realizada pela Sociedade de Menopausa Norte-Americana constatou o que, convenhamos, todo mundo já imaginava: a memória das mulheres é mesmo melhor do que a dos homens. Isso será capaz de explicar por que o sexo masculino sempre esquece os aniversários ou datas comemorativas.

+ Por que temos lapsos de memória?

+ Saiba como o estresse pode afetar o seu cérebro

Os cientistas da instituição aplicaram testes cognitivos em 212 homens e mulheres que tinham idade entre 45 e 55 anos. As provas avaliaram a capacidade de memorização e processamento e associação de pensamentos.

Os resultados revelaram que as mulheres mais velhas tinham uma memória melhor e mais precisa do que os homens da mesma faixa etária. No entanto, a pesquisa também descobriu que a menopausa pode ocasionar uma perda maior da memória.

Durante o processo de envelhecimento há um declínio da produção do hormônio estradiol no organismo feminino, que se intensifica com a menopausa. A falta desse hormônio faz com que a mulher tenha mais dificuldade em processos iniciais de aprendizagem e na recuperação de informações que foram previamente lembradas.

O estudo foi divulgado no periódico científico Menopause.

Foto: Getty Images