Maquiagem nos olhos pode favorecer o surgimento de terçol
O terçol, aquela bolinha incômoda que surge nos olhos, é uma inflamação das glândulas na área do canal lacrimal que, quando não tratada, pode se tornar um processo infeccioso.
Muitas coisas podem causar a doença mas, entre as mulheres, há uma em especial: a maquiagem – mais precisamente, o lápis de olhos. “O lápis pode, sim, influenciar na formação do terçol, porque muitas vezes o quadro pode acontecer por excesso de gordura, oleosidade local, muito comum nas pessoas que tem blefarite, que é aquela descamação na região da linha dos cílios, e também por sujeira”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
+ Maquiagem vencida pode causar danos e alergias na pele
De acordo com a médica, a influência do lápis na inflamação pode acontecer por dois motivos: “Primeiro, se ele não for de qualidade, pode causar uma hipersensibilidade local capaz de irritar a região e fazer com que a glândula tente se livrar daquele depósito de pigmento. Além disso, se não for bem retirado com demaquilante, o lápis pode provocar um processo inflamatório causado pela presença da sujidade que obstrui o ducto de saída da glândula, criando uma inflamação”, explica a dermatologista. “Posteriormente, as bactérias da nossa própria pele podem contaminar a área e fazer o terçol propriamente dito, com um nódulo que inicialmente é inflamatório mas pode se tornar infeccioso”, completa.
A médica conta que, quando o terçol é só inflamatório, ele se resolve espontaneamente entre cinco e sete dias. “Quando ele é infeccioso, o paciente precisa buscar ajuda junto ao oftalmologista porque aí é necessário entrar com o uso de um antibiótico tópico”, recomenda.
Procurando um pronto-socorro ou oftalmologista na sua cidade? Clique aqui e faça a sua busca no Apontador.
Foto: iStock