Mais de 110 mil brasileiros têm o vírus do HIV e não sabem disso, aponta relatório

Por Patricia Machado em 01/12/2016

Nesta quinta-feira (1), acontece o Dia Mundial de Combate à Aids. Por esse motivo, são realizadas diversas ações de conscientização e prevenção da doença. Em um novo relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, descobriu-se que 260 mil pessoas sabem que estão infectadas pelo HIV no Brasil, mas não estão se tratando. Além disso, 112 mil brasileiros têm o vírus e não sabem porque não apresentaram os sintomas.

+ Como as DSTs podem levar à infertilidade

+ Como e onde doar sangue

Os novos números mostraram que 827 mil pessoas estão vivendo com a doença no país. No entanto, 372 mil não realizaram qualquer tipo de tratamento contra o HIV. De acordo com o órgão de saúde, isso acontece porque as pessoas infectadas não aceitam que podem desenvolver a doença.

“O jovem muitas vezes nega sua condição sorológica. Para ele é mais complicado aceitar do que para uma pessoa acima de 50 anos”, disse Adele Benzaken, diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais ao G1.

O relatório concluiu ainda que o estado com o maior número de casos de HIV no Brasil é Roraima, seguido pelo Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Além disso, a média nacional de casos é de 2,5 por 100 mil habitantes.

Redução no número de transmissão

O Ministério da Saúde descobriu que os casos de transmissão do vírus do HIV da mãe gestante para o filho tiveram uma redução de 36% nos últimos seis meses. Isso aconteceu porque houve uma ampliação da testagem no pré-natal e maior oferta de medicação para as gestantes.

Foto: Getty Images