Mais da metade dos brasileiros está acima do peso, revela pesquisa

Por Mariana Castro em 24/04/2017

O brasileiro deve ter mais atenção com a sua saúde. De acordo com o resultado revelado pela pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, a população está mais obesa do que há dez anos. Além disso, durante esse período, aumentou o número de pessoas que estão enfrentando problemas de hipertensão e diabetes.

+ Obesidade pode afetar a saúde bucal, diz pesquisa

+ Cinco mitos sobre a obesidade infantil

Os dados revelaram que, em 2006, a obesidade atingia 11,8% da população. No ano passado, esse número cresceu para 18,9%, o que significa que um em cada cinco brasileiros é obeso. Os números são ainda mais alarmantes para quem enfrenta o sobrepeso. O índice cresceu 26,3% nos últimos dez anos, chegando a 53,8% em 2016.

Segundo a pesquisa, esses indicadores são maiores em pessoas com menor grau de escolaridade. Eles também aumentam com a idade, sendo a obesidade duas vezes maior em pessoas com mais de 25 anos.

Como consequência do sobrepeso, também cresceu o número de pessoas com diabetes e hipertensão. O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos dez anos, passando para 8,9% da população. Já a quantidade de pessoas com hipertensão aumentou 14,2%, fazendo com 25,7% dos brasileiros apresentassem o problema.

Apesar disso, houve mudanças positivas nos hábitos alimentares dos brasileiros. O consumo de refrigerantes ou sucos artificiais, por exemplo, caiu quase pela metade. Além disso, as pessoas estão se exercitando mais. Em 2009, um terço da população praticava atividades físicas por, pelo menos, 150 minutos por semana. Esse número cresceu para 37,6% em 2016.

Foto: Getty Images