Levantar durante o trabalho ajuda a queimar calorias, diz estudo

Por Patricia Machado em 16/01/2017

Ficar sentado durante longas horas prejudica a coluna e ainda pode evitar a perda de peso. Uma pesquisa feita pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido, descobriu que levantar diversas vezes ao longo do dia de trabalho pode queimar calorias e contribuir para o emagrecimento.

+ Estresse na infância pode acelerar o envelhecimento, aponta estudo

+ Ler livros pode fazer você viver mais, conclui pesquisa

O estudo contou com a colaboração de dez voluntários. Ao longo da pesquisa, eles passaram por diversos testes. No primeiro deles, eles deveriam ficar sentados durante o período de oito horas. Depois, eles precisaram levantar e sentar algumas vezes, ficando em pé por 15 minutos. Além disso, as pessoas tiveram que levantar e sentar diversas vezes, ficando apenas por 90 segundos em pé.

Ao analisar os resultados, os cientistas observaram que, quando os voluntários levantaram com frequência e ficaram em pé por 90 segundos, eles queimavam mais calorias do que aqueles que ficaram sentados ou em pé por 15 minutos.

Os pesquisadores acreditam que, se realizada durante quatro semanas, a atividade de levantar repetidas vezes e ficar em pé por 90 segundos pode eliminar até dois quilos. A hipótese para que isso aconteça está no fato de que, ao levantar e sentar, ocorre uma ativação muscular que requer o gasto de energia.

Foto: Getty Images