Jogo de tabuleiro ensina jovens sobre a menstruação

Por Mariana Castro em 14/09/2016

Por mais que a menstruação seja algo normal e faça parte do funcionamento do organismo feminino, falar sobre o tema ainda é considerado um tabu e costuma gerar desconforto. Isso pode trazer consequências para algumas meninas que, ao menstruarem pela primeira vez, se sentem confusas e sozinhas devido à pouca informação que é divulgada sobre o tema.

+ As principais duvidas sobre a primeira consulta com o ginecologista

+ Cinco vantagens do coletor menstrual

Pensando em discutir o assunto, dois designers desenvolveram um jogo de tabuleiro chamado The Period Game, que foi feito com base no ciclo menstrual. Daniela Gilsanz e Ryan Murphy criaram o jogo com o objetivo de educar crianças e jovens sobre o tema, quebrando o tabu acerca da menstruação e deixando as pessoas mais confortáveis para falarem sobre o assunto.

Para jogar, os participantes escolhem uma peça para representá-los, como, por exemplo, um absorvente, um coletor menstrual ou uma calcinha. Eles, então, rodam uma roleta em formato de ovário e, se caírem na marca vermelha, estão menstruados e podem começar a jogar.

O tabuleiro segue o processo de um ciclo menstrual. Por isso, há desafios sobre o organismo feminino, como o aparecimento de um corrimento ou da TPM, e os participantes precisam propor soluções para os mesmos. Um folheto ainda explica as relações do jogo com corpos reais, para que os jogadores aprendam ao se depararem com assuntos desconhecidos.

jogo de tabuleiro 3 - reproducao

“A primeira versão do jogo foi feita para um projeto da faculdade de design”, contou Daniela ao Metro. “Quando apresentamos à classe, houve um desconforto geral. Isso nos surpreendeu porque se tratava de estudantes de arte com idade maior que 20 anos, mas também confirmou que ainda há muito trabalho a ser feito a respeito de como tratamos a menstruação”.

+ Menstruar após os 12 anos influencia na longevidade, diz pesquisa

Atualmente, a dupla está procurando sócios para produzir o jogo em grande escala. O objetivo dos criadores é que o The Period Game seja implementado nas escolas como parte das aulas de educação sexual. “Homens aprendem jogando e esperamos que meninos aprendam também, uma vez que é importante que eles estejam por dentro do que está acontecendo com o outro gênero”, disse Daniela.

jogo de tabuleiro 1 - reproduçao

jogo de tabuleiro - reproducao

Fotos: Reprodução