Saúde e Bem-Estar

Hábitos para ter uma alimentação mais saudável em 2017

Hábitos para ter uma alimentação mais saudável em 2017

Chega o novo ano e, com ele, a vontade de fazer tudo diferente e melhor. Este é o momento ideal para mudar hábitos e planejar novas metas, e isso inclui, principalmente, a alimentação. Com a correria do dia a dia, os cuidados com ela são deixados de lado e, quando você menos espera, já é dezembro de novo e nenhuma meta foi cumprida.

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Para tirar os planos do papel e correr atrás de mudanças positivas na sua vida, o The Washington Post reuniu algumas práticas alimentares que valem a pena serem cultivadas em 2017. Elas podem tornar a sua alimentação mais saudável e fazer você se sentir mais leve e melhor para encarar todas as surpresas que o novo ano tem para oferecer.

Confira:

Tenha uma alimentação saudável

Esse simples hábito pode fazer toda a diferença na sua saúde. Comer vegetais, frutas, grãos integrais, nozes, sementes, ervas e especiarias torna suas refeições mais nutritivas e ainda reduz os riscos de problemas cardíacos, diabetes tipo 2, câncer e outras doenças crônicas. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fitonutrientes, que tem propriedades antioxidantes e trazem sensações de bem-estar, além de conterem menos calorias do que outras comidas.

Cozinhe mais

Criar e servir, mesmo que seja um prato simples, é um jeito muito eficaz de cuidar de si mesmo e das pessoas a sua volta. A comida caseira tende a ser mais saudável porque, quando você participa de toda a preparação da refeição, você tem mais consciência do que está consumindo. Assim, fica mais fácil preparar pratos que estejam de acordo com seus objetivos.

Young woman cutting vegetables

Reduza o consumo de açúcar

A dica é evitar refrigerantes, salgadinhos e comidas congeladas porque eles são grandes fontes de açúcar adicionado. O ideal é substituí-los por fontes de açúcar natural, como vegetais, frutas, grãos e laticínios.

Entenda por que você está comendo

Estar com fome é o principal motivo para você se alimentar, mas existem outras razões que te levam a comer, mesmo quando seu corpo não está pedindo por isso. A comida pode aliviar o estresse, tédio, ansiedade e solidão, por exemplo.

Woman eats night stole the refrigerator

Abra mão de regras muito rígidas

Apesar das dietas serem importantes, é preciso ter cautela. Cada pessoa deve descobrir o que é melhor para si mesmo, sendo flexível e buscando atender seus gostos e necessidades nutricionais. Por isso, a recomendação é incorporar novos hábitos aos poucos e evitar medidas extremas.

Fotos: Getty Images

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