Função soneca do despertador pode, na verdade, te deixar mais cansado

Por Mariana Castro em 07/11/2016

Não importa quantas horas de sono você tenha em uma noite, acordar nunca é uma tarefa fácil. Durante as tentativas, dormir por mais cinco minutinhos parece ser de grande ajuda. Mas, não se engane: a função soneca do despertador pode ser a sua pior inimiga na hora de levantar da cama.

+ Dificuldade para acordar pode ser sinal de depressão matutina

+ Cinco dicas práticas para acordar cedo

De acordo com especialistas, cochilar após o toque do despertador pode, ao invés de dar um pouco mais de energia, aumentar o cansaço e fazer você se sentir sonolento. Isso acontece pois o espaço de tempo entre os toques do despertador é tão curto que o corpo não consegue entrar em sono profundo novamente.

Além disso, não ter uma rotina confunde o cérebro sobre a função do alarme e desajusta seu relógio biológico. “Nosso corpo funciona melhor quando ele se acostuma com uma única regra. Quando apertamos o botão de soneca, essa mensagem se confunde: às vezes, ouvimos o alarme e levantamos. Em outras ocasiões, dormimos por mais 10 ou 20 minutos”, escreveu o cientista comportamental Dan Ariely em sua coluna no The Wall Street Journal.

Por isso, o conselho é colocar seu alarme para despertar exatamente no horário em que você precisa levantar.

Foto: Getty Images