Férias fazem bem para a saúde e aumentam a imunidade, aponta estudo

Por Patricia Machado em 03/10/2016

Sair de férias não é apenas relaxante. De acordo com uma nova pesquisa realizada na Inglaterra, esse tipo de descanso faz tão bem para a saúde que deveria ser considerado um tipo de tratamento para doenças relacionadas a infecções e para casos de baixa imunidade.

+ O que as férias revelam sobre a sua personalidade?

+ Dicas para montar um roteiro de viagem perfeito

O estudo foi conduzido por cientistas da Queen Mary University of London. Durante duas semanas, eles permitiram que ratos de laboratório vivessem em uma grande gaiola que estava repleta de brinquedos e objetos que promovessem a diversão dos animais.

Após esse período, os pesquisadores perceberam que o ambiente descontraído conseguiu estimular a produção de glóbulos brancos, que combatem as infecções. A partir disso, o estudo concluiu que estar em um ambiente capaz de estimular a curiosidade pode acelerar o trabalho do sistema imunológico, fazendo bem à saúde.

“O efeito foi marcante porque nós não demos remédios para os animais. A única coisa que fizemos foi mudar a condição em que eles viviam”, disse Fulvio D’Acquisto, um dos autores da pesquisa, ao Daily Mail.

Com base nesses dados, o pesquisador sugeriu na conclusão do estudo que os médicos deveriam poder prescrever duas semanas de férias para os seus pacientes como uma forma de tratamento. A pesquisa foi publicada no periódico Frontiers in Immunology.

Foto: Getty Images