Fazer diferentes dietas com frequência contribui para o ganho de peso, diz estudo

Por Mariana Castro em 08/12/2016

Se você está sempre tentando fazer dietas diferentes, que não duram mais do que uma semana, é melhor tomar uma decisão definitiva quanto ao seu cardápio. Um novo estudo revelou que dietas curtas e frequentes podem levar ao ganho de peso, uma vez que o cérebro interpreta as curtas dietas como períodos de fome e armazena mais gordura para encarar uma futura escassez alimentar.

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Pesquisadores das Universidades de Exeter e Bristol, ambas no Reino Unido, basearam a pesquisa realizada na observação de pássaros. Esses animais respondem ao risco de escassez de alimento ganhando peso para, caso seja necessário, terem uma reserva.

“Ganhar peso em dietas como essas, portanto, não significa um mau funcionamento do corpo”, explicou John McNamara, pesquisador da Universidade de Bristol, no artigo científico. “O cérebro pode estar funcionando perfeitamente, mas a incerteza de suprimento alimentar desencadeia essa resposta do corpo”.

Surpreendentemente, a média de ganho de peso é maior para pessoas que vivem tentando testar várias dietas do que para aquelas que não fazem regime. “Isso acontece porque as pessoas que não fazem dieta têm a segurança de que terão um alimento sempre disponível, então não há necessidade de garantir o armazenamento de gordura”, revelou Andrew Higginson, professor de psicologia da Universidade de Exeter.

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A pesquisa revelou ainda que o desejo de comer aumenta à medida que uma dieta continua, e não diminui com o ganho de peso porque o cérebro fica convencido da probabilidade de passar fome no futuro. “A melhor coisa para perder peso e se manter saudável, portanto, é manter uma frequência de alimentação estável e moderada, além de praticar exercícios”, afirmou Andrew.

Foto: Getty Images