Falta de sono pode fazer você comer mais, aponta pesquisa

Por Patricia Machado em 07/11/2016

Pessoas que dormem pouco durante a noite podem, além de se sentir cansadas, comer mais no dia seguinte. De acordo com uma pesquisa feita pela King’s College London, na Inglaterra, pessoas que dormem menos de cinco horas e meia por dia costumam consumir 385 calorias a mais, o que equivale a quatro fatias e meia de pão de forma.

+ Pesquisa descobre como a fome influencia a atitude das pessoas

+ Nutricionistas explicam o que pode estar te deixando sempre com fome

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram os resultados obtidos por onze estudos que contaram com a colaboração de 172 participantes no total. Eles foram divididos em dois grupos. Enquanto parte deles tinha uma noite de sono agradável, a outra deveria dormir apenas cinco horas e meia por noite. Depois, os pesquisadores analisaram o comportamento dos voluntários após a noite de sono.

O consumo extra de calorias acontece porque a falta de sono pode afetar os hormônios que estão relacionados à regulação do apetite. Por esse motivo, o organismo entende que a pessoa deve consumir mais calorias porque o corpo irá precisar de mais energia para ficar acordado por mais tempo. Além disso, os autores também sugerem que as pessoas que dormem pouco ficam mais cansadas e encontram na comida uma forma de ter prazer e energia.

O estudo foi publicado no periódico European Journal of Clinical Nutrition.

Foto: Getty Images