Falta de exposição à luz do dia contribui para o desenvolvimento de miopia, aponta estudo

Por Mariana Castro em 05/12/2016

Antigamente, as crianças passavam a maior parte do seu tempo livre brincando nas ruas, se exercitando ao ar livre e explorando novas experiências. Com o passar do tempo, entretanto, as brincadeiras foram sendo realizadas dentro de casa para garantir a segurança dos pequenos.

+ Estudo revela que crianças que tomam antibióticos têm mais chances de desenvolver diabetes

+ Pesquisa revela que crianças já se acham gordas e feias

Essa mudança cultural, além de causar outras consequências, tem prejudicado a visão dos jovens por causa da ausência da luz do dia. Cientistas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres , na Inglaterra, revelaram que a exposição a raios ultravioleta reduz os riscos de desenvolver miopia. Isso acontece, principalmente, se os banhos de sol forem tomados na infância, garantindo uma melhor visão durante a fase adulta.

O estudo foi feito com mais de três mil participantes maiores de 65 anos. Desses, 2.797 não tinham problemas na visão, enquanto 371 tinham miopia. Os resultados mostraram que uma maior exposição aos raios UVB entre 14 e 19 anos e entre 20 e 39 anos estava associada a menores chances de desenvolver miopia.

+ Crianças que dormem pouco podem ter depressão e ansiedade, diz pesquisa

“O efeito de proteção proveniente do tempo gasto ao ar livre é cada vez mais ressaltado nas clínicas”, contou o líder do estudo, Astrid E. Fletcher, ao Daily Mail.

Foto: Getty Images