Falar palavrões durante atividades físicas deixa as pessoas mais fortes, revela pesquisa

Por Mariana Castro em 12/05/2017

Se você sempre considerou os palavrões expressões proibidas, pode ser que você queira reconsiderar esse pensamento após ler esta matéria. Pesquisas anteriores haviam revelado que xingar torna as pessoas mais tolerantes à dor. Agora, um novo estudo afirma que pronunciar xingamentos durante a prática de exercícios físicos pode aumentar a sua força física.

+ Um minuto de exercício intenso pode equivaler a 45 minutos de atividade física moderada, diz pesquisa

+ Falta de atividade física está associada a cérebros menores, diz pesquisa 

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Keele, na Grã-Bretanha, e pela Long Island University Brooklyn, nos Estados Unidos. Os cientistas recrutaram 29 participantes e mediram a intensidade de seus exercícios na bicicleta ergométrica enquanto falavam palavrões e quando não pronunciavam xingamentos. O mesmo procedimento foi feito com 52 participantes enquanto usavam o handgrip, um aparelho que testa a força de pressão das mãos.

Nos dois casos, a força e a intensidade eram maiores quando os indivíduos falavam palavrões. Uma das teorias para esse resultado é que xingar estimula o sistema nervoso simpático do corpo, que é responsável por acelerar os batimentos cardíacos em uma situação de perigo. Mas, enquanto a força aumentava ao xingar, a frequência cardíaca não teve mudanças significativas. Por isso, mais estudos serão necessários para entender essa relação.

Foto: Getty Images