Exposição à poluição pode fazer as pessoas roncarem mais, aponta pesquisa

Por Patricia Machado em 30/08/2016

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Bergen, na Noruega, descobriu que a poluição causada pelo grande número de automóveis nas ruas pode fazer com que as pessoas ronquem mais e permaneçam com a sensação de cansaço mesmo após uma boa noite de sono.

+ Estudos revelam por que dormir pelado faz bem para a saúde

+ Por que é tão difícil dormir em um lugar novo?

O ponto de partida para a pesquisa foi o relato de estudos anteriores que comprovaram que fumantes passivos tinham maiores chances de roncar. Por isso, os cientistas quiseram entender como a exposição às substâncias tóxicas que estavam presentes na poluição influenciava o sono.

O estudo observou os hábitos de 12.000 pessoas. Além de analisar a saúde dos voluntários, os pesquisadores verificaram se as suas residências estavam próximas a ruas de intenso tráfego de veículos ou se os quartos em que eles dormiam ficavam perto de ruas muito movimentas.

Após a análise dos dados, a pesquisa concluiu que a poluição fazia com que os homens roncassem mais e causava a sensação de constante cansaço e sonolência nas mulheres. As toxinas presentes no ar por causa da poluição fizeram com que 25% dos homens pesquisados roncassem ao menos três vezes por semana.

Foto: Getty Images