Exames preventivos que toda mulher deve realizar anualmente

Por Mariana Castro em 24/10/2016

O acompanhamento médico periódico é importante para garantir a saúde e segurança das pessoas. Para as mulheres, em especial, é fundamental que os seus exames preventivos estejam sempre em dia para ajudar no diagnóstico precoce de algumas doenças e irregularidades.

+ Síndrome dos ovários policísticos pode estar associada a transtornos alimentares

+ Alimentos que já foram considerados vilões e hoje são aliados de muitas dietas

Essa antecipação de alguns males pode prevenir maiores complicações e aumentar as chances de sucesso no tratamento.

O ginecologista e obstetra Alberto Guimarães listou os exames que toda mulher deve fazer ao menos uma vez por ano para garantir que a sua saúde esteja sempre em ordem. Confira:

Papanicolau

O exame, também conhecido como preventivo ginecológico, deve ser feito uma vez por ano após o início das atividades sexuais. Ele verifica alterações nas células do colo do útero, além de possíveis infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino.

Colposcopia, Vulvoscopia e pesquisa de HPV

Esses exames complementam o papanicolau em uma análise mais detalhada em busca de infecções causadas pelo vírus HPV ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Eles são realizados como rotina para prevenção ou planejamento do tratamento de tais infecções.

Ultrassom transvaginal

Não se assuste, o exame é muito mais tranquilo do que o nome propõe. Ele tem como objetivo detectar doenças ginecológicas como cistos no ovário, miomas, pólipos endometriais, endometriose e tumores, além de prevenir ou detectar os cânceres de endométrio e ovário.

Ultrassom das mamas

O exame é indicado para pacientes jovens, que ainda não fazem a mamografia, ou para pacientes mais velhas como exame complementar. Ele detecta possíveis cistos, nódulos e tumores na região mamária. Deve ser realizado anualmente ou a cada seis meses, conforme a recomendação médica.

Mamografia

Exame fundamental para as mulheres, seu objetivo é detectar precocemente o câncer de mama. A avaliação das mamas é feita por meio de raio-X e deve ser realizada pela primeira vez entre os 35 e 40 anos.

Ultrassom da tireoide

Alterações na tireoide são comuns entre mulheres e jovens. Por isso, é importante realizar o exame periodicamente, a fim de detectar nódulos e tumores na região.

Densitometria óssea

O exame deve ser feito anualmente após a menopausa, com o objetivo de detectar a osteoporose (perda anormal da massa óssea). O procedimento consiste em medir a densidade dos ossos, avaliando uma possível perda de massa.

Foto: Getty Images