Evento em São Paulo esclarece as principais dúvidas sobre amamentação

Por Mariana Castro em 10/08/2017

Amamentar é uma experiência única e especial, que traz benefícios físicos e emocionais para a mãe e para o bebê. Mas, apesar de ser um ato natural, a amamentação pode não ser uma tarefa fácil. Ela exige paciência e persistência, uma vez que é um aprendizado contínuo para as duas partes.

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Maternidade São Luiz promoverá um evento para esclarecer dúvidas e ajudar as novas mães com suas dificuldades. O encontro acontece neste sábado, 12, no Auditório do Centro de Estudos da Unidade Itaim do hospital. O objetivo é trocar experiências e incentivar a prática do aleitamento materno, além de discutir sobre os principais mitos e medos relacionados ao tema.

+ Fases do trabalho de parto: conheça cada uma e saiba como identificá-las

+ Parto humanizado: benefícios e cuidados

A amamentação tem um papel fundamental no sistema nervoso da mãe, pois diminui o estresse e facilita o vínculo afetivo entre ela e o bebê. Para estimular a produção de leite, é importante tomar bastante líquido e ter uma alimentação balanceada. De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), o bebê deve se alimentar exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida. Apesar da introdução de outros alimentos após essa fase, o ideal é que o aleitamento continue até os dois anos de idade.

O leite materno é importante para o desenvolvimento da criança porque é o alimento mais rico em termos nutricionais, contendo a quantidade ideal de proteína, carboidrato, gordura, enzimas e vitaminas. A amamentação também garante anticorpos para os recém-nascidos, que os protegem enquanto o sistema imunológico ainda está em fase de desenvolvimento. Além disso, o esforço do bebê para sugar o leite ajuda no desenvolvimento dos pulmões, fortalecendo o órgão contra alergias e infecções respiratórias, como asma e pneumonia.

+ Qual é o papel do pai durante a gestação?

O encontro sobre o tema será destinado a todas as pessoas. Além daqueles interessados por amamentação, gestantes, mães que estão amamentando e familiares poderão participar. As inscrições devem ser feitas através dos e-mails: [email protected] e [email protected]

Onde? Maternidade São Luiz

Quando? 12/8, das 9h às 12h

Quanto? Gratuito

Foto: Getty Images