Estalar os dedos faz bem para as articulações, revela estudo

Por Mariana Castro em 24/08/2016

Se você é daqueles que consegue estalar praticamente todos os ossos do corpo, mas sempre ouve alguém reclamando do mal que isso faz, você vai ficar feliz com uma novidade. Um estudo revelou que, ao contrário do que a maioria acredita, estalar os ossos não prejudica a saúde – muito pelo contrário, pode fazer bem para as articulações.

+ Spray nasal é tão eficiente quanto vacina contra a gripe, aponta estudo

+ Cientistas descobrem medicamento para dor que não possui efeitos colaterais

Médicos do Centro Médico UC Davis, nos Estados Unidos, pediram para 40 pessoas estalarem partes do corpo enquanto eram submetidas a um exame de ultrassom. Os participantes tinham entre 16 e 63 anos. Destes, 30 tinham o hábito de estalar os dedos frequentemente e os demais nunca haviam estalado.

O que os estudos revelaram foi que, quando a articulação é estalada, a pressão na região é reduzida. Essa descompressão permite que o gás dissolvido no líquido das articulações seja liberado, levando a uma amplitude do movimento da região.

“Ainda é necessário olhar as consequências de estalar os ossos a longo prazo”, revelaram o radiologista Robert Boutin e o cirurgião de mão Robert Szabo, autores do estudo, à CNN. Apesar disso, eles acreditam que a maioria das pessoas reprime esse hábito nos outros simplesmente por se incomodar com o barulho.

Foto: Getty Image