Especialista dá dicas para você cuidar das lentes de contato durante o verão

Por Redação Apontador em 23/11/2016

É comum que, no verão, as pessoas redobrem os cuidados com a pele e alimentação, por exemplo, especialmente na praia ou na piscina. Afinal, ninguém quer ficar doente nesta época do ano ou voltar para a casa com sérias queimaduras de sol, além de manchas e micoses.

+ Maquiagem vencida pode causar danos e alergias na pele

+ 5 dicas para cuidar da saúde e beleza da pele no verão

O que muitos esquecem, porém, é que outros detalhes também exigem a nossa atenção nessa época. É o caso dos olhos, especialmente para quem usa lentes de contato. “O acessório necessita de cuidados especiais, principalmente para quem não perde a oportunidade de entrar em piscinas, mar ou cachoeiras durante o verão”, alerta Alexandre Misawa, médico oftalmologista do Hospital San Paolo, em São Paulo.

Misawa explica que o contato da lente com a água pode causar uma contaminação, além da da perda do objeto. “Essa prática pode causar a colonização do estojo da lente e uma infecção nos olhos quanto elas entrarem em contato com a superfície ocular novamente”, diz ele. “Além das bactérias, essa prática pode favorecer o surgimento de um protozoário capaz de provocar uma úlcera de córnea grave, com risco até de perda da visão”.

+ Artista cria obras hiper-realistas sob a perspectiva de quem tem miopia

+ Poluição eleva o risco de hipertensão, aponta pesquisa

Para prevenir qualquer um desses problemas, o médico dá três dicas para você cuidar dos olhos e das lentes de contato durante o verão:

  • Utilize óculos de natação sempre que entrar na água da piscina ou do mar
  • Dê preferencia às lentes descartáveis, que são usadas apenas por um dia
  • Troque as lentes seguindo os prazos específicos para cada tipo, de acordo com as recomendações médicas