É importante utilizar filtro solar no inverno?

Por Patricia Machado em 17/07/2017

Durante o inverno, os dias costumam ser mais nublados, dando a impressão de que o sol se escondeu. Por causa disso, muitas pessoas deixam os cuidados com a pele de lado e param de usar filtro solar. No entanto, apesar da diminuição dos raios UVA e UVB, a radiação continua atingindo a pele, causando o envelhecimento precoce, a perda de elasticidade, manchas e rugas.

+ Como fortalecer a sua imunidade no inverno?

+ Dicas para ter uma alimentação saudável no inverno

Além dos raios solares, as pessoas devem ficar atentas às luzes emitidas por lâmpadas e aparelhos eletrônicos. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, emitem uma luminosidade que contém as radiações UVA e UVB. “A radiação dos celulares é considerada baixa, mas pode causar danos”, explica a dermatologista Ana Coutinho.

Em 2011, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório, que envolveu cientistas de quatorze países, sobre os efeitos da radiação de dispositivos eletrônicos para o corpo humano. “A maioria das pesquisas está detectando a capacidade dessa radiação causar estresse oxidativo, que é a produção excessiva de radicais livres em virtude da exposição contínua a essa radiação. Isso pode levar a danos celulares e doenças”, revela a especialista.

Por causa disso, o filtro solar não pode ser dispensado e deve ser usado diariamente. De acordo com a dermatologista, rosto, mãos, pescoço e braços precisam ser protegidos sempre, inclusive nos dias nublados. O produto deve ser reaplicado a cada quatro horas para que a pele continue protegida.

Foto: Getty Images