Doadores de sangue receberão uma mensagem de texto ao salvarem uma vida no Reino Unido

Por Patricia Machado em 21/07/2016

A partir de agora, todas as pessoas que residem no Reino Unido e que doarem sangue receberão uma mensagem de texto toda vez que seu sangue for utilizado para ajudar um paciente hospitalizado ou salvar uma vida.

+ Como e onde doar sangue

+ Obesidade pode afetar a saúde bucal, diz pesquisa

A iniciativa foi anunciada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e tem o objetivo de incentivar a população britânica sobre a importância de doar sangue. Dessa maneira, o governo espera que haja um crescimento no número de doadores e também na frequência de doação por habitante.

“Essas mensagens de texto ajudam os doadores a se sentirem mais conectados às pessoas que eles estão ajudando. Você provavelmente gostaria de doar novamente se soubesse que está salvando vidas, não é?”, disse Karolina Blom Wiberg, gerente de comunicações do projeto, ao The Independent.

O projeto, no entanto, não é inovador. Ele já foi implementado na Suécia e foi considerado um sucesso. O governo sueco compartilha, através de mensagens de texto, o nível do banco de sangue para motivar a doação. Além disso, quem doa sangue recebe uma mensagem agradecendo o gesto e outra sempre que o seu sangue ajuda uma pessoa.

Foto: Thinkstock