Dicas para cuidar dos olhos durante o carnaval

Por Redação Apontador em 20/02/2017

A partir de sexta-feira à noite, será dada largada para os dias de folia que comemoram o carnaval. Muitas pessoas já planejaram o cronograma de festas e bloquinhos, bem como as fantasias que irão utilizar. No entanto, a animação exacerbada faz com que muita gente esqueça de cuidar da saúde.

+ Maquiagem nos olhos pode favorecer o surgimento de terçol

+ Detox pré e pós Carnaval

Nessa época, além de se alimentar corretamente e manter a hidratação do corpo, é importante ficar atento à saúde dos olhos. Compartilhar maquiagens com as amigas ou abusar do glitter corporal pode causar irritação e infecções na região dos olhos, por exemplo.

Para evitar problemas, Renato Neves, oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone, preparou algumas dicas para aproveitar os dias de folia e, mesmo assim, cuidar dos olhos. Confira:

Retire e guarde as lentes de contato corretamente

Ao chegar em casa após um dia inteiro de comemorações, é comum que as pessoas esqueçam de tirar suas lentes de contato antes irem dormir. Mas, esse descuido pode levar à infecções oculares. “Retirar as lentes e colocá-las em embalagem e solução adequadas é essencial. Lavar as mãos antes da colocação também é muito importante, além de evitar o contato das lentes com água do mar e de piscina”, explica o oftalmologista.

Cuidado com as maquiagens

Usar maquiagem vencida ou compartilhar itens de beleza com várias pessoas pode ser arriscado. Isso porque, se alguém estiver com alguma infeção ocular por vírus ou bactéria, todo o grupo que usar a maquiagem pode se contaminar e passar os demais dias de folia em casa.

“Limpar bem a área dos olhos, retirando qualquer resquício de maquiagem, é importante para evitar irritações e lesões. Sombras brilhantes que possuem glitter são comuns nessa época do ano, mas, se uma partícula permanecer dentro do olho, ela pode machucar a córnea e provocar uma infecção mais grave”, alerta Renato.  Por isso, o ideal é retirar toda a maquiagem com um produto específico e lavar bem o rosto antes de dormir.

Evite emprestar adereços e fantasias

Cuidado com o empréstimo de óculos e máscaras. Isso pode fazer com que alguma contaminação seja transmitida para a outra pessoa. Outra dica para evitar problemas de saúde é não compartilhar pincéis ou tintas para o corpo.

Tome cuidado com sprays e produtos químicos

As espumas ou sprays de carnaval também são grandes causadores de irritação nos olhos. Elas podem causar vermelhidão e até mesmo dores intensas. Se o seu olho entrar em contato com esses produtos, lave-os com água imediatamente e não esfregue a região. Se os sintomas não melhorarem, procure um atendimento médico o quanto antes. 

Utilize óculos escuros

Muitos blocos de carnaval de rua acontecem durante o dia e em horários com alta incidência de raios UVA e UVB. Eles podem causar queimaduras na região dos olhos iguais às causadas na pele. “A intensidade dos raios pode ser alta independentemente do calor que a pessoa sente”, explica o oftalmologista. Por isso, além do protetor solar, utilize óculos escuros e bonés ou chapéus para proteger os olhos dos raios solares.

Foto: Getty Images