Depressão e ansiedade aumentam o risco de morte por câncer, aponta estudo

Por Patricia Machado em 30/01/2017

Um estudo realizado pela University College de Londres e pela Universidade de Edimburgo e de Sydney constataram que existe uma relação entre a depressão e o câncer. De acordo com os cientistas, as pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade têm uma probabilidade maior de morrer de câncer de intestino, próstata e pâncreas.

+ Crianças que dormem pouco podem ter depressão e ansiedade, diz pesquisa

+ Conheça os principais sintomas da depressão

Os cientistas analisaram o resultado de dezesseis estudos que acompanharam, ao todo, 163.363 pessoas. No início das pesquisas, os voluntários não apresentavam indícios de câncer. Ao final, 4.353 morreram por esta patologia.

Os resultados mostraram que aqueles que sofriam com sintomas de depressão e ansiedade tinham um risco 80% maior de morrer de câncer de intestino. Além disso, a chance de falecer de câncer de próstata, de pâncreas ou de esôfago era duas vezes maior.

Uma das causas para isso é a constatação de uma interação entre a saúde física e mental. Como os estudos analisados observaram apenas os casos de câncer que dependem dos hormônios ou que estão relacionados ao estilo de vida do paciente, os cientistas sugeriram que o desequilíbrio hormonal causava a depressão e inibia a reparação do DNA, fazendo com que as células de defesa ficassem enfraquecidas e não fossem capazes de combater o câncer.

A pesquisa foi publicada na revista British Medical Journal.

Foto: Getty Images