Cuidados essenciais com a pele do rosto durante a noite

Por Redação Apontador em 07/07/2017

A tentação de chegar em casa e ir dormir sem retirar a maquiagem ou limpar a pele corretamente é grande. Afinal, o procedimento pode ser demorado e a preguiça é sempre grande. No entanto, deixar os cuidados com a pele de lado pode trazer sérios danos. O hábito pode acelerar o envelhecimento, fazendo com que a pele perca o aspecto saudável.

+ Quatro hábitos que podem prejudicar a pele no inverno

+ Como rejuvenescer a pele sem realizar procedimentos cirúrgicos?

Ao longo do dia, as pessoas são expostas à variações climáticas, como sol, poluição e ventos. Durante a noite, a pele tem a missão de se regenerar desses malefícios e se preparar para o dia seguinte. Para ajudar nesse processo, é fundamental a utilização de cosméticos que irão atuar durante o sono.

Diversos estudos comprovaram que o organismo inicia um processo de reparo durante a noite. Isso acontece, principalmente, entre 22h e 2h da manhã. Os cientistas chamam essa etapa de ciclo circadiano. O organismo tem a missão de liberar hormônios e substâncias que atuam em determinados horários e na ausência de luz para ajudar a pele a se recuperar.

Por causa disso, é de extrema importância adotar alguns hábitos noturnos como realizar a esfoliação da pele, no mínimo, uma vez por semana. “Deve-se também utilizar dermocosméticos diariamente à base de ativos nutritivos. Isso é ainda mais importante a partir dos 30 anos porque o organismo começa a apresentar algumas deficiências na capacidade de se regenerar”, afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica e consultora da Biotec Dermocosméticos.

Durante a noite, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve melhor os nutrientes inseridos nos dermocosméticos, quando comparado com outros períodos do dia. Há diversos ativos que podem colaborar para a regeneração da pele. Contudo, deve-se optar por formulações que contenham elementos que auxiliam as células da pele a produzir energia, fortalecer a barreira cutânea e facilitar a penetração de outros ativos ricos em nutrientes como Arct Alg, Turmalina, Oligomix, Hyaxel e PGT1. Independente do gênero, todos devem utilizar essas formulações diariamente, associadas ou separadamente, de acordo com a indicação do dermatologista.

Como cuidar da pele durante a noite?

A especialista fez uma lista com os principais cuidados. Confira:

  • Lave sempre o rosto com o sabonete específico para o seu tipo de pele
  • Use um tônico e hidratante
  • Quando procurar um creme noturno, considere a sua idade, tipo de pele, necessidades específicas e procedência da marca ou do produto manipulado
  • Procure um dermatologista e peça para ele formular um creme noturno específico para você
  • Não se esqueça de que é importante nutrir a pele durante a noite

Foto: Getty Images