Contraceptivo masculino tem resultado surpreendente em testes com macacos

Por em 07/02/2017

Há tempos que a medicina e a indústria farmacêutica buscam uma nova opção de contraceptivo masculino que vá além do preservativo e da vasectomia.

Embora muitas novidades já tenham sido testadas, nenhuma se mostrou eficiente até o momento. O grande problema apontado pela maioria dos testes foi a interrupção da fertilidade masculina mesmo após o uso do medicamento.

+ Exercício físico melhora a qualidade dos espermatozoides, aponta pesquisa

+ Pesquisa mostra que 65% dos brasileiros não usam protetor solar diariamente

Por esses motivos, é com otimismo que a medicina recebe os resultados de um novo medicamento testado em macacos. O Vasalgel, como é chamado, é conhecido como ‘vasectomia reversível’. Trata-se de um gel que é injetado no ducto deferente do homem, canal muscular que conduz os espermatozoides, e bloqueia a passagem do esperma por ali durante um certo período.

No estudo publicado pelo jornal Basic and Clinical Andrology na última segunda-feira (6), o método se mostrou eficiente durante todo o período de testes em animais e não interrompeu a fertilidade dos macacos após o uso.

sperms and egg cell

Para a pesquisa, dezesseis machos receberam a injeção de Vasalgel e, após um período de recuperação do procedimento, foram expostos às suas fêmeas. Todos os macacos foram acompanhados ao longo de um período de acasalamento e sete deles continuaram a ser estudados por mais dois anos. Para a surpresa dos cientistas, não houve registro de concepção durante todo esse tempo.

+ Infertilidade masculina: conheça as causas e tratamentos disponíveis

+ Casos de pedras nos rins são mais comuns no verão

“Ficamos impressionados ao ver que não houve concepção durante todo o período do estudo, ainda que esse tenha sido o nosso primeiro teste”, disse em comunicado a autora do estudo, Angela Colagross-Schouten, da California National Primate Research Center.

A pesquisa foi financiada pela Parsemus Foundation, uma divisão da Revolution Contraceptives LLC, que fabrica o gel à base de polímeros. Embora a pesquisa ainda seja pequena, os resultados já chamam bastante atenção. A empresa acredita que os testes da droga em humanos devem começar em 2018.

Procurando um médico especialista em saúde masculina? Clique aqui e encontre a clínica mais próxima de você através do Apontador.

Imagens: iStock